Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Naturalização extraordinária - Estrangeiro consegue direito de assumir cargo público

    Publicado por Noticas Hoje
    há 16 anos

    A 1ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça de Rondônia concedeu a um estrangeiro o direito de assumir um cargo público conquistado em concurso. A sua posse havia sido proibida pela Secretária da Administração de Rondônia porque ele não tinha o Certificado de Naturalização.

    Como dispõe o artigo 122 do Estatuto do Estrangeiro , o documento confere aos estrangeiros todos os direitos civis e políticos dos brasileiros, com exceção daqueles que a Constituição atribui exclusivamente aos cidadãos natos. O serviço público não está nesta lista.

    No entanto, o entendimento da Secretaria não foi aceito pelo TJ. O desembargador Eurico Montenegro, relator do caso, fundamentou sua decisão no artigo 12 , inciso II , alínea b da Constituição , que permite ao estrangeiro a naturalização extraordinária se ele mora há mais de 15 anos no país e não tem condenação criminal.

    Com a decisão, o estrangeiro pode tomar posse do cargo apenas apresentando o requerimento de aquisição de nacionalidade.

    • Publicações330
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações348
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/naturalizacao-extraordinaria-estrangeiro-consegue-direito-de-assumir-cargo-publico/42820

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)